Arquitetura modernista

O Rio de Janeiro é uma cidade marcante também por conta de sua arquitetura modernista, que dominou boa parte do cenário do país entre os anos 20 e 70. Hoje, tais exemplares conferem uma dose a mais de charme a diversos bairros, em especial, o Centro. Por lá estão projetos assinados por Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy e Irmãos Roberto (Marcelo e Milton). Alguns prédios colecionam, ainda, jardins desenhados pelo paisagista Roberto Burle Marx e gigantescos painéis do artista plástico Cândido Portinari.

Entre os destaques da paisagem estão os edifícios Palácio Gustavo Capanema (projeto de Lúcio Costa, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernani Vasconcelos e Oscar Niemeyer); e a Sede da Associação Brasileira de Imprensa (Marcelo e Milton Roberto).

Fora do “circuito”, chama a atenção o conjunto habitacional Mendes de Moraes, em São Cristóvão (Zona Norte), projetado por Reidiy e inaugurado nos anos 50 em meio a jardins, lago e obras de arte. Mais conhecido como Pedregulho, o condomínio não exibe mais o glamour de outrora, mas os pilares e as curvas dos blocos continuam encantando arquitetos e urbanistas.

MORE INFO MAIS INFORMAÇÕES PLUS D'INFORMATIONS MEER INFORMATIE

Elaboramos roteiros personalizados de acordo com o interesse e o tempo disponível de cada grupo,
seja de estudantes, professores, arquitetos ou apreciadores.
Entre em contato para elaborarmos o melhor roteiro para você.